Bombas Submersas e Equipamentos
Representamos as melhores marcas de bombas submersas
mas se preferir, ligue, pergunte e conheça
nosso jeito de trabalhar.
Sistemas de bombeamento – as alternativas
Assim que termina a perfuração, o poço semi-artesiano precisa de um sistema de bombeamento para extrair a água subterrânea e levá-la ao reservatório.
Há vários tipos de sistema e cada um se adequa melhor a determinadas situações, dependendo das características construtivas e variáveis hidráulicas de cada poço semi-artesiano. Os fatores determinantes são:
- a profundidade e o diâmetro do poço;
- o nível estático da água e seu rebaixamento;
- a vazão desejada;
- o regime de funcionamento da bomba;
- a qualidade da água;
- os custos iniciais e de manutenção e;
- a potência requerida.
bomba submersa
A bomba submersa é o equipamento mais adequado e o mais recomendado para poços semi-artesianos, porque proporciona maior rendimento em qualquer profundidade e vazão.
Fabricada para ser instalada dentro do poço semi-artesiano, a bomba submersa tem o formato cilíndrico, adequado para atender vários diâmetros. Seu motor é blindado para que a bomba seja instalada dentro do poço com o crivo submerso abaixo do nível dinâmico.
Entre as alternativas existentes para extrair a água do poço semi-artesiano e levá-la à rede de adução ou reservatório, a bomba submersa é a mais recomendada porque alia praticidade, rendimento e economia. Se for bem dimensionada e instalada corretamente, a bomba submersa funciona de forma silenciosa e requer pouca manutenção.
As bombas submersas são apresentadas em diversos modelos, com variadas capacidades de extração e elevação da ãgua a ser bombeada. Estão disponíveis em vários tipos de materiais como aço inox, bronze e tecnopolímeros. Cada tipo de material atende melhor a algum aspecto técnico, legal ou econômico.
Sistema de bombeamento com bomba submersa – o que é preciso
Para instalar uma bomba submersa no poço semi-artesiano, são necessários:
- quadro de comando elétrico – é composto de reles, contatoras, chaves, fusíveis e disjuntores. É instalado fora do poço, no ponto de energia elétrica e é o equipamento que comanda a bomba submersa.
- coluna de bombeamento ou coluna de recalque – formada por tubos e luvas em aço ou PVC , é esta coluna que sustenta a bomba submersa no ponto ou profundidade em que ela ficará instalada dentro do poço e conduz a água até a superfície.
- cabos elétricos – eles ligam a bomba ao quadro de comando elétrico que a aciona e possibilitam a ação dos eletrodos controladores de nivel.
Bombas Submersas e materiais elétricos – cuidados na escolha
Para dimensionar o conjunto hidráulico e elétrico mais adequado para um poço semi artesiano, é recomendável consultar um técnico que irá cruzar as seguintes informações:
- diâmetro do poço – O diâmetro do poço é determinado no projeto construtivo, antes da perfuração e o diâmetro da bomba tem que ser menor do que o do poço.
- vazão do poço – Qual é o volume de água que se pretende extrair por hora? Quanto maior a necessidade, maior deve ser a potência da bomba e dos comandos elétricos.
- profundidade do poço e nível dinâmico – O nível dinâmico é a profundidade em que a água fica dentro do poço quando ele está sendo bombeado. O nível dinâmico é medido em metros em relação à boca do poço e determina em que profundidade a bomba submersa deverá ser instalada e que características ela deve ter para esta condição de trabalho. Quanto mais profundo o nível dinâmico maior deve ser o cuidado na escolha da bomba e dos cabos elétricos que a alimentam.
- energia e tensão elétricas – qual é o sistema da energia local? É trifásica (3 fases) ou monofásica (uma fase)? Qual é a tensão elétrica? É 220V ou 380V?
outros tipos de bomba
Bomba Centrífuga
A bomba centrífuga é um equipamento de baixo custo e é pouco utilizada para poços semi-artesianos.
Seu motor elétrico não é blindado para ficar submerso e o seu formato irregular não é apropriado para caber dentro de um poço semi-artesiano.
Como tem que ser instalada fora do poço, o bombeamento do líquido é feito através de uma coluna de sucção. Pelas limitações físicas do sistema de sucção, sua utilização somente é possível em poços onde o nível dinâmico não ultrapasse a profundidade de 8 metros, no máximo.
Bomba Injetora
É uma bomba centrífuga horizontal convencional com um injetor instalado nas tubulações de sucção e de retorno, submerso na lâmina de água do poço.
Apresenta baixo rendimento e conseqüente maior custo operacional porque utiliza motores elétricos de maior potência do que o de uma bomba submersa de igual vazão e pressão.
Compressor de Ar (Air-Lift)
O compressor de ar tem um funcionamento prático e simples, mas também não pode ser instalado dentro do poço semi-artesiano. Trabalha na superfície, injetando ar comprimido por uma coluna de tubos, que se conecta a outra coluna usada para extração da água através de um injetor de mistura.
Apresenta rendimento limitado, alto índice de ruído e custo operacional elevado, já que requer motores de maior potência do que os utilizados nas bombas submersas. Por outro lado, como não possui partes girantes, é ideal para uso em poços que produzem materiais sólidos, já que não há peças que se danifiquem pela abrasão.
Bomba Submersível (Bomba-Sapo)
A bomba-sapo é um equipamento submersível de baixo custo que não é utilizada para poços semi-artesianos. É apropriada para uso em poços tipo cacimba ou para esgotamento de lagos, reservatórios ou zonas inundadas. Deve ser instalada dentro da lâmina de água e distante do fundo e paredes do poço. Como trabalha através de pulsos de um diafragma, a bomba-sapo apresenta fluxo intermitente e severas limitações de vazão e altura.