Perfuração de Poços Artesianos e Semi-Artesianos

Perfuramos poços artesianos e semi-artesianos de acordo com
as normas técnicas recomendadas pela ABNT, para empresas, condomínios e propriedades particulares, urbanas ou rurais,
em várias regiões do país.

Informe-se aqui sobre perfuração de poços artesianos, mas se preferir, ligue, pergunte e conheça nosso jeito de trabalhar.

A perfuração de um poço artesiano ou semi-artesiano é uma obra de engenharia civil e de geologia, construída abaixo do nível do solo, utilizando processos, tecnologia e equipamentos similares aos usados na perfuração de poços de petróleo. O poço artesiano ou semi-artesiano é, do ponto de vista técnico, um poço tubular profundo. A perfuração de um poço tubular profundo exige cuidados construtivos normatizados pela ABNT – Normas Técnicas nos. 12.212 e a 12.244.

Na perfuração de um poço tubular profundo, artesiano ou semi-artesiano são utilizados ferramental e equipamentos de grande porte, como as sondas perfuratrizes rotopneumáticas, mais eficientes que as antigas sondas percussoras ou rotativas, e que constroem com maior precisão os 3 tipos de poços: em sedimento, em rocha ou misto.

Poço artesiano e semi-artesiano

  • Poço Artesiano é o poço tubular profundo perfurado em locais onde a linha de pressão do aqüífero está acima do nível do solo, fazendo com que a água jorre espontaneamente, sem a necessidade de uma bomba para extraí-la. Também é conhecido como poço jorrante ou surgente. Encontrar um poço artesiano depende exclusivamente da região e condição geológica e não da técnica ou equipamentos empregados na perfuração.
  • Poço Semi-artesiano é como ficou conhecido o poço tubular profundo que não é jorrante, que é perfurado em locais onde a linha de pressão do aqüífero está no mesmo nível ou abaixo do nível do solo. Como não há pressão, a água não jorra espontaneamente e por isto precisa de uma bomba para extraí-la. A grande maioria dos poços tubulares existentes em todo o Brasil são deste tipo, muito embora sejam também chamados de poços “artesianos”.

Poço em sedimento, rocha ou misto

  • Poço em Sedimento é o poço tubular construído em regiões cujo subsolo é composto de rochas sedimentares com porções permeáveis que favorecem a formação de um aqüífero. Neste poço são instalados filtros na altura dos arenitos produtores para captar a água que flui na formação. O trecho próximo à superfície é vedado para impedir a captação da água do lençol freático, reduzindo os riscos de contaminação.
  • Poço em Rocha é o poço tubular construído para captar a água que flui pelas fraturas ou fendas existentes nas rochas cristalinas. Para chegar na rocha, a perfuração atravessa a parte de sedimento, que é vedada para impedir infiltrações e eventuais contaminações.
  • Poço Misto é o poço tubular profundo construído para captar água nas 2 formações: no sedimento e na rocha. Neste poço a perfuração atravessa o sedimento até encontrar, na rocha, as fraturas condutoras de água. A parte sedimentar não é vedada, é revestida com tubos e filtros para o aproveitamento da água proveniente de arenitos favoráveis.

Poço cacimba, caipira ou cisterna

Poço cacimba, também conhecido como poço caipira ou cisterna, não é um poço tubular profundo. Cavado manualmente é feito para captar e armazenar a água do lençol freático, que é a camada permeável mais superficial do solo por onde penetra a água de chuva. Por isto o nível de água deste tipo de poço varia conforme o volume de chuva. Atende a importantes necessidades de abastecimento quando não há outra alternativa, mas tem restrições sanitárias que limitam seu uso.

A Consult Poços Artesianos não faz este tipo de poço.

Interessou neste serviço?
Preencha abaixo e faça seu orçamento.

Poços tubulares mal construídos ou mal conservados são veículos muito eficientes para transportar poluentes até os aqüíferos subterrâneos. Seja para uma grande empresa ou para uma pequena chácara, pesquise e peça informações sobre a empresa perfuradora a ser contratada.

A decisão sobre o tipo de poço e sua profundidade, depende da análise da região e das informações mapeadas em experiências anteriores. Quanto melhor o nível das informações sobre a região, melhor é a qualidade do projeto e maior é a chance de um poço produtivo e com o preço certo.

De forma geral, não há um tipo de poço melhor do que outro. Se tem um bom projeto, é bem construído e tem água, é um bom poço. Em determinadas regiões o projeto prevê captar apenas a água da parte sedimentar do solo; em outros opta – se por captar a água só das fraturas de rocha e há ainda o projeto misto, para captar a água do sedimento e da rocha.